Capacitação para auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia começam em outubro
Capacitar os frigoríficos no Protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia é um dos momentos importantes do Programa Boi na Linha. Eles alinham o entendimento de todos sobre os pontos da auditoria para obtenção de resultados comparáveis entre os frigoríficos e relatórios cada vez melhores. Os workshops de capacitação apresentam as diretrizes e procedimentos para a verificação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne Legal e são preparados para representantes de frigoríficos que atuam na Amazônia.
Organizado pelo Programa Boi na Linha em parceria entre o Ministério Público Federal e o Imaflora, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) , os workshops serão realizados em Rio Branco, no Acre, em Manaus, no Amazonas, em Belém, Marabá e Santarém, no Pará, em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Porto Velho, em Rondônia. Oportunamente, serão realizados workshops com as principais organizações de auditoria.
Neste workshop todas serão apresentadas as diretrizes para as auditorias dos TAC da Carne Legal e do Compromisso Público da Pecuária, válidos para as empresas que adquirem gado no Acre, Amazonas, Mato Grosso , Pará e Rondônia. Desde julho de 2020, as empresas devem seguir o Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia.
A partir de agora, as auditorias de verificação devem seguir o Protocolo de Auditoria. "O protocolo harmoniza os processos e garante que todas as organizações de auditoria seguirão os mesmos procedimentos e que os resultados das auditorias, de todos os Estados, são comparáveis. Este é um importante avanço para a transparência na cadeia da carne bovina", afirma Cecília Korber.
Desafios da COP-26
A floresta em pé e o aumento da performance do agronegócio têm potencial de colocar o Brasil como protagonista nas negociações em Glasgow e não o problema, afirma Marina Piatto, do Imaflora.
Moneytimes: Frigol conclui rastreabilidade do boi da fazenda até à mesa com QR Code
Matéria do Moneytimes mostra que a Frigol anunciou a conclusão da primeira etapa de seu programa de controle de origem com a implantação da rastreabilidade socioambiental para 100% de seus fornecedores diretos.
Poder360: Plataforma Pecuária Transparente amplia monitoramento socioambiental
Iniciativa da JBS que utiliza tecnologia blockchain é destaque no Poder360.