Workshop ajuda varejistas na construção de uma Política de Compra de Carne Bovina
A primeira edição do workshop de Capacitação aos Varejistas no Guia de Elaboração da Política de Compras de Carne do Varejo aconteceu em 6 de outubro, no município de Rio Branco, no Acre. Promovido pelo Programa Boi na Linha, fruto da parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Imaflora, os encontros têm o intuito de apoiar as empresas varejistas na construção/aperfeiçoamento de uma política de compra de carne bovina junto a seus fornecedores e clientes.
O conteúdo do workshop é baseado no Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável de 2013, parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o MPF na mobilização do setor supermercadista brasileiro para evitar a compra de carne bovina proveniente de áreas desmatadas da Amazônia e outras irregularidades ambientais e sociais.
O evento em Rio Branco foi o primeiro de uma série, que ainda será realizada nas seguintes cidades: Marabá, Santarém e Belém (Pará), Cuiabá (Mato Grosso), Porto Velho (Rondônia) e São Paulo (SP). O próximo workshop será em Manaus, em 20 de outubro, no Novotel Manaus, avenida Mandii, 4, Distrito Industrial I (link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgI461R4_s9lomG9lDzSprHKwr1AeNM0mU4MPWpiLOdKVRXA/viewfor).
Relatório Técnico: Necessidades e Desafios da Rastreabilidade para os Curtumes Brasileiros
Publicação traz resultados da terceira etapa do Programa Boi na Linha – Eixo da Cadeia de Valor do Couro.
ANÁLISE COMPARATIVA NA CADEIA DE VALOR DA CARNE BOVINA: BENCHMARKING PARA CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO VOLUNTÁRIO DE MONITORAMENTO DE FORNECEDORES DE GADO NO CERRADO (PVMFGC) – Versão 1 para Consulta
Este estudo mostra que a maioria das empresas e iniciativas não governamentais analisadas estabelecem o compromisso de não conversão do bioma, entretanto, falta harmonização dos critérios e parâmetros utilizados.
Série Fornecedores de Gado Episódio 4: Pecuária em Terras Indígenas: Como tratar a regularização fundiária?
O quarto episódio foca na impossibilidade legal de regulamentação relacionada às terras indígenas.