Workshop para frigoríficos em Cuiabá atualiza informações do Protocolo de Auditoria
Atualização de informações, diálogo entre frigoríficos e adaptações no documento definiram o workshop de capacitação no Protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia, que aconteceu nesta terça-feira (23/11) no Hotel Deville Prime, em Cuiabá (MT).
“O treinamento foi produtivo, foi o primeiro que participei e tive uma troca de experiências muito interessante”, contou Dionathan Marques dos Santos, da empresa Frialto. “Muitos dos pontos abordados já estão sendo colocados em prática com o auxílio do protocolo. Espero que aconteça a adaptação de alguns pontos discutidos, para que não sejamos prejudicados na hora de efetuar as próximas compras, já pensando na auditoria”, acrescentou.
Geize de Medeiros, do ECO2, que participou representando o produtor Henrique Prata, ainda ressaltou a importância do evento para a elaboração de novas diretrizes pelas instituições organizadoras. “O workshop permitiu a atualização de informações, debates e a troca entre os frigoríficos. Assim, conseguimos trazer a nossa demanda para o Ministério Público Federal e para o Imaflora, para que possam conhecer a realidade do que está acontecendo e atualizar as ferramentas, considerando as dificuldades que acontecem na prática”, pontuou.
O evento organizado pelo Programa Boi na Linha, do Imaflora, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), contou com a presença de 24 participantes, da Minerva Foods, Carnes Boi Branco, Frigo Estrela, Frigorífico Pantanal, Frigorífico Frigosul, Frialto, Frigolíder Colider, Marfrig Global Foods, JBS/Friboi, além de representantes do MPF, Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), National Wildlife Federation (NWF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ECO2.
O próximo workshop de capacitação para frigoríficos acontece no dia 1º de dezembro, em Rio Brando (AC). Para mais informações:
https://www.boinalinha.org/post/workshop-de-capacitacao-dos-frigorificos-em-rio-branco-ac
Workshop do Guia do Varejo, em Manaus
Dia 20 de outubro. Inscreva-se.
INFO BRIEF Nº 3 – ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE DA PECUÁRIA DE CORTE: UMA APLICAÇÃO NO TAC DA CARNE
Pesquisadores da Fealq/USP, do Cepea/USP e do Imaflora apresentam análise para o estabelecimento de um índice de produtividade da pecuária, por meio de um índice de produtividade máxima de uma fazenda de pecuária de corte, como forma de monitorar e inibir a lavagem de gado.
Infográfico: Recomendações para a Rastreabilidade do Couro
Publicação traz passo a passo para a rastreabilidade na cadeia do couro bovino no Brasil. Boi na Linha, março de 2021.