Workshop para frigoríficos em Cuiabá atualiza informações do Protocolo de Auditoria
Atualização de informações, diálogo entre frigoríficos e adaptações no documento definiram o workshop de capacitação no Protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia, que aconteceu nesta terça-feira (23/11) no Hotel Deville Prime, em Cuiabá (MT).
“O treinamento foi produtivo, foi o primeiro que participei e tive uma troca de experiências muito interessante”, contou Dionathan Marques dos Santos, da empresa Frialto. “Muitos dos pontos abordados já estão sendo colocados em prática com o auxílio do protocolo. Espero que aconteça a adaptação de alguns pontos discutidos, para que não sejamos prejudicados na hora de efetuar as próximas compras, já pensando na auditoria”, acrescentou.
Geize de Medeiros, do ECO2, que participou representando o produtor Henrique Prata, ainda ressaltou a importância do evento para a elaboração de novas diretrizes pelas instituições organizadoras. “O workshop permitiu a atualização de informações, debates e a troca entre os frigoríficos. Assim, conseguimos trazer a nossa demanda para o Ministério Público Federal e para o Imaflora, para que possam conhecer a realidade do que está acontecendo e atualizar as ferramentas, considerando as dificuldades que acontecem na prática”, pontuou.
O evento organizado pelo Programa Boi na Linha, do Imaflora, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), contou com a presença de 24 participantes, da Minerva Foods, Carnes Boi Branco, Frigo Estrela, Frigorífico Pantanal, Frigorífico Frigosul, Frialto, Frigolíder Colider, Marfrig Global Foods, JBS/Friboi, além de representantes do MPF, Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), National Wildlife Federation (NWF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ECO2.
O próximo workshop de capacitação para frigoríficos acontece no dia 1º de dezembro, em Rio Brando (AC). Para mais informações:
https://www.boinalinha.org/post/workshop-de-capacitacao-dos-frigorificos-em-rio-branco-ac




G1: Desmatamento está longe do zero
O relatório do IPCC, que aponta que alta de 1,5°C a 2°C na temperatura global ocorrerá neste século se não houver profunda redução nas emissões de gases de efeito estufa, foi tema na imprensa de todo o mundo na última semana.
Metano é o assunto do momento na COP-26. Entenda!
Países estão firmando compromissos para a redução deste gás estufa, responsável por 17% das emissões mundiais.
Relatório Técnico: Análise dos Sistemas de Certificação para Produção de Couros
Documento descreve e analisa três programas de certificação aplicáveis ao couro: Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), Leather Working Group (LWG), e Istituto di Certificazione della Qualità per l'Area Pelle (LWG, Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros).