Cerrado passa a ter uma primeira versão de protocolo próprio
Apesar do compromisso das maiores empresas frigoríficas brasileiras com a conservação do Cerrado, faltava um alinhamento sobre como operacionalizar o monitoramento dos fornecedores de gado no bioma. O estudo Análise comparativa na cadeia de valor da carne bovina: benchmarking para construção do Protocolo Voluntário de Monitoramento de Fornecedores de Gado no Cerrado (PVMFGC) desenvolvido pelo Proforest e Imaflora, como parte do Projeto - Demanda Responsável, da Good Growth Partnership, viabilizado pelo financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do World Wildlife Fund (WWF), apresenta critérios, parâmetros e especificidades das principais iniciativas que impulsionam práticas de cadeias livres de desmatamento e conversão no bioma Cerrado, e apoiou o estabelecimento de critérios para a primeira versão do Protocolo Voluntário de Monitoramento de Fornecedores de Gado no Cerrado (PVMFGC).
"O estudo foi um mapeamento para identificar quais as demandas da sociedade e o que as empresas fazem, para basear a construção do PVMFGC", explica Cecilia Korber, do Imaflora, uma das autoras do estudo. Participaram ainda o coordenador de Projetos do Imaflora, Lisandro Inakake de Souza, o gerente de projetos no Proforest, Pedro Zanetti, e os consultores do Imaflora Carlos Eduardo Rigolo Lopes e Cristiana Martin.
Os critérios e parâmetros utilizados por três plataformas, seis compromissos públicos, dois referenciais da cadeia de carne bovina, dois referenciais de mercado e o compromisso público de 13 empresas foram analisadas. Os aspectos mais comuns aos documentos são o monitoramento do desmatamento, unidades de conservação e terras indígenas e os sistemas de rastreabilidade.
Plataformas
Forest 500
Trase
Supply Change
Compromissos Públicos
Termo de Ajuste de Conduta (TAC), estabelecido pelo MPF para a AmazoÌÂnia Legal
SoS Cerrado Manifesto
New York Declaration on Forests (NYDF)
Amsterdam Declaration
Chinese Sustainable Meat Declaration
Austrian Market Declaration
Referenciais
Accountability Framework (AFi)
Collaboration for Forests and Agriculture (CFA) Operational Guidance
Compromissos empresariais
JBS
Marfrig
Minerva
Plena Alimentos
McDonald's
Mars
Tyson Foods
Parker-Migliorini International
GPA
Carrefour
Grupo BIG
Walmart
Tesco
Documento Técnico - Índice de Produtividade da Pecuária de Corte na Amazônia
Este documento é uma síntese do resultado da primeira etapa da parceria entre a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), visando a construção do Índice de Produtividade da propriedade de produção pecuária bovina de corte na Amazônia.
Workshop em Belém capacita varejistas para a construção de uma Política de Compra de Carne Bovina
Evento ajuda a compreender melhor o processo de rastreabilidade e confiabilidade da carne ao setor varejista.
MPF e ONG fazem parceria para apoiar efetivação do TAC da Carne no Pará
Matérias publicadas no Valor Econômico e outros veículos da imprensa repercutem o termo de cooperação com contribuição do Imaflora para a sustentabilidade da pecuária.