JBS e MPF na mídia: entenda o caso e os encaminhamentos
A governança do compromisso dos frigoríficos materializada nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne é do Ministério Público Federal (MPF). Por isso, o MPF tem a prerrogativa e a autoridade pública para tomar as ações que julgar necessárias junto aos signatários. O fato de uma indústria frigorífica ter implementado as ferramentas construídas pela parceria entre o Imaflora e MPF, por meio do Programa Boi na Linha, não isenta as indústrias de qualquer ação no âmbito do poder Judiciário.
A reportagem publicada pelo portal O Eco, em 1º de outubro, relata que uma portaria do MPF de 1º de julho, instaurou inquérito civil para verificar a compra, pela JBS, em 2020, de gado da Fazenda Princesa do Araguaia, localizada em Palestina do Pará (PA), onde foram identificados desmatamentos supostamente irregulares nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016 e 2017.
Além disso, o MPF investiga se a fazenda fornecedora da JBS teria feito uma retificação irregular em seu Cadastro Ambiental Rural (CAR) para evitar licenciamento ambiental. Conforme a reportagem, a JBS nega que tenha havido qualquer irregularidade. Segundo a empresa, a fazenda Princesa do Araguaia foi bloqueada em seu sistema de fornecedores, mas houve desbloqueio antes da compra segundo os termos do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado.
O Protocolo é uma iniciativa do Programa Boi na Linha e contém as diretrizes para implementação do TAC da Carne e traz regras para desbloqueio de propriedades. Desenvolvido pelo Imaflora em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Boi na Linha é uma articulação que busca fortalecer os compromissos sociais e ambientais na cadeia de valor da carne bovina na Amazônia e impulsionar sua implementação, envolvendo tanto frigoríficos, quanto varejistas que adquirem carne bovina proveniente do bioma, além de empresas de tecnologia e organizações da sociedade civil.
"O Protocolo de Monitoramento é o resultado de uma construção coletiva, não apenas por MPF e Imaflora, mas também pelo setor, pelos stakeholders dessa cadeia produtiva da pecuária, em particular frigoríficos e varejistas. O Ministério Público tem o papel de acolher esse documento e dar a decisão de validade do documento, de adoção do Protocolo de Monitoramento para que ele seja observado obrigatoriamente dentro do TAC. Em relação à questão da JBS, é algo que está sob apuração e não há como traçar nenhuma perspectiva no momento, pois está em investigação", explicou o procurador do Ministério Público Federal, Ricardo Negrini.
Indústria do couro apresenta potencial de fortalecer a rastreabilidade
Publicação do Programa Boi na Linha aborda setor da pecuária que movimenta mais de US$ 2 bilhões a cada ano
Na Quinta do Boi lança Guia de Elaboração da Política de Compras de Carne do Varejo
Dia 14 de outubro, às 10h, no Youtube. Inscrições abertas
Estudo calcula produtividade máxima por área para evitar lavagem de gado
Infobrief 3 do Boi na Linha apresenta resultado do estudo feito para calcular o índice de produtividade da pecuária de corte