Programa Boi na Linha publica o Protocolo de auditoria

O resultado do trabalho para harmonizar e unificar os procedimentos de auditoria das compras de gado bovino originado na Amazônia, Protocolo de Auditoria dos compromissos da pecuária na Amazônia do Ministério Público Federal acaba de ser publicado no site do Programa Boi na Linha como mais um passo importante para dar consistência e robustez a esse processo.
Em 2009, os maiores frigoríficos do país assinaram compromissos, concordando em monitorar as compras de gado bovino originado na Amazônia, em atendimento ao Ministério Público Federal, por meio dos Termos de Ajustamento de Conduta do Pará e da Carne Legal, e às organizações da sociedade civil, por meio do Compromisso Público da Pecuária na Amazônia.
Em 2020, o Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia foi aprovado oficialmente pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) para estabelecer os parâmetros e detalhar as regras para analisar os fornecedores e as compras de gado. Esse documento definiu que o monitoramento implementado pelos frigoríficos deve ser auditado anualmente para verificar se o compromisso está sendo atendido.
“O Protocolo de Auditoria dos compromissos da pecuária na Amazônia unifica a metodologia de verificação e cria comparabilidade para os relatórios de auditorias dos frigoríficos. É fundamental para que os resultados das auditorias sejam mais confiáveis e transparentes e gerem valor para os frigoríficos e sociedade civil”, ressalta Cecilia Korber, do Imaflora, que faz parte do time de desenvolvimento do protocolo.
Com o protocolo aprovado, o Programa Boi na Linha espera que os frigoríficos tenham maior eficiência ao realizar uma auditoria integrada para atender a todos seus compromissos, e possam demonstrar os esforços no monitoramento dos fornecedores de gado na Amazônia, as empresas do varejo e atacado acessem informações necessárias para a avaliação de seus fornecedores de carne bovina e possam abastecer seus clientes e consumidores de produtos do gado de origem responsável e que a sociedade civil possa monitorar o avanço do setor produtivo na redução do desmatamento na Amazônia.
O documento apresenta as diretrizes para realização de auditorias, desde o escopo de verificação, passando pela contratação da organização auditora até o compromisso com a transparência dos resultados.
O Globo: Com arroto de boi como principal fonte de metano, agropecuária é chave para Brasil reduzir emissões
Matéria discute obstáculos e mudanças necessárias para que país consiga atingir a meta global de diminuir as emissões do gás estufa.
FOLDER - O VAREJO E A CADEIA DE VALOR DA CARNE BOVINA NA AMAZÔNIA
Este folder mostra como o setor varejista pode se engajar para rastrear e monitorar a origem da carne bovina e minimizar esses riscos.
PCI lança Balanço de Metas 2015 a 2019
A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir em Mato Grosso (PCI) lançou, no último mês de março, seu Balanço das Metas 2015 a 2019