Programa Boi na Linha publica o Protocolo de auditoria
O resultado do trabalho para harmonizar e unificar os procedimentos de auditoria das compras de gado bovino originado na Amazônia, Protocolo de Auditoria dos compromissos da pecuária na Amazônia do Ministério Público Federal acaba de ser publicado no site do Programa Boi na Linha como mais um passo importante para dar consistência e robustez a esse processo.
Em 2009, os maiores frigoríficos do país assinaram compromissos, concordando em monitorar as compras de gado bovino originado na Amazônia, em atendimento ao Ministério Público Federal, por meio dos Termos de Ajustamento de Conduta do Pará e da Carne Legal, e às organizações da sociedade civil, por meio do Compromisso Público da Pecuária na Amazônia.
Em 2020, o Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia foi aprovado oficialmente pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) para estabelecer os parâmetros e detalhar as regras para analisar os fornecedores e as compras de gado. Esse documento definiu que o monitoramento implementado pelos frigoríficos deve ser auditado anualmente para verificar se o compromisso está sendo atendido.
“O Protocolo de Auditoria dos compromissos da pecuária na Amazônia unifica a metodologia de verificação e cria comparabilidade para os relatórios de auditorias dos frigoríficos. É fundamental para que os resultados das auditorias sejam mais confiáveis e transparentes e gerem valor para os frigoríficos e sociedade civil”, ressalta Cecilia Korber, do Imaflora, que faz parte do time de desenvolvimento do protocolo.
Com o protocolo aprovado, o Programa Boi na Linha espera que os frigoríficos tenham maior eficiência ao realizar uma auditoria integrada para atender a todos seus compromissos, e possam demonstrar os esforços no monitoramento dos fornecedores de gado na Amazônia, as empresas do varejo e atacado acessem informações necessárias para a avaliação de seus fornecedores de carne bovina e possam abastecer seus clientes e consumidores de produtos do gado de origem responsável e que a sociedade civil possa monitorar o avanço do setor produtivo na redução do desmatamento na Amazônia.
O documento apresenta as diretrizes para realização de auditorias, desde o escopo de verificação, passando pela contratação da organização auditora até o compromisso com a transparência dos resultados.
Estratégias de longo prazo da indústria da carne: entenda os objetivos e metas
JBS e Marfrig, apresentaramsuas estratégia s de longo prazo para melhorar seu desempenho socioambiental
Repórter Brasil: BNDES financia frigoríficos que compram de fazendas desmatadas e usam mão de obra escrava
Levantamento da ONG Repórter Brasil mostra que, embora norma interna do banco vete o abate de animais em áreas irregulares, o controle ainda é falho e contratos continuam sendo mantidos
Bem-vindos ao blog!
O Projeto Boi na Linha é um esforço conjunto para fortalecer os compromissos sociais e ambientais da cadeia de valor da carne bovina.