Valor Econômico: Estudo de Minerva e Imaflora mostra que fazendas de gado podem capturar carbono
Reportagem publicada neste sábado (6/11) no Valor Econômico divulgou o estudo conduzido pela Minerva Foods, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, junto com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). O balanço de carbono foi realizado em 25 fazendas de pecuaristas que fornecem gado à Minerva nos cinco países onde a empresa possui frigoríficos (Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai) e os resultados foram divulgados durante um evento da Conferência Mundial do Clima (COP-26), em Glasgow.
“Os resultados mostram que é possível reduzir as emissões e outros podem se inspirar”, disse Isabel Garcia-Drigo, gerente de clima e cadeias agropecuárias do Imaflora, em entrevista por vídeo dada ao Valor. De acordo com ela, o instituto já fazia o balanço de carbono em fazendas de café e grãos, mas trabalhava para chegar na pecuária por sua relevância na mitigação das emissões de gases de efeito estufa e nas economias regionais.
Leia a matéria completa em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/11/06/estudo-de-minerva-e-imaflora-mostra-que-fazendas-de-gado-podem-capturar-carbono.ghtml
PROTOCOLO DE MONITORAMENTO VOLUNTÁRIO DE FORNECEDORES DE GADO NO CERRADO – Versão 1 para Consulta – julho, 2021
O protocolo é uma parceria entre o Proforest e o Imaflora com o objetivo de facilitar a implementação de melhores práticas para o monitoramento direto de fornecedores de gado no bioma.
Programa Boi na Linha resgata história em livro
Do Compromisso à Ação: a trilha da carne bovina responsável na Amazônia brasileira registra história do processo que objetiva eliminar desmatamento na Amazônia associado à pecuária.
COP26 joga luz no papel do agronegócio brasileiro frente à mudança climática
E o setor foi tema relevante nas discussões laterais da convenção