Concluído piloto do Protocolo de Auditoria
O Programa Boi na Linha encerrou em maio a aplicação do piloto do Protocolo Unificado de Auditoria aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF) no final de 2020. Cinco frigoríficos - JBS, Marfrig, Mercúrio, Minerva e Norte Boi - foram convidados e aceitaram colaborar com o exercício de aplicação.
“O protocolo de auditoria é um processo que a gente vem desenvolvendo desde o início de 2020. Discutimos com as partes interessadas para construir um documento que pudesse dar comparabilidade às informações coletadas. Com ele, auditores independentes tiveram instruções e parâmetros padronizados para checar a conformidade dos frigoríficos em relação ao cumprimento dos compromissos assumidos”, explica Lisandro Inakake de Souza, coordenador do Boi na Linha.
O relatório do Webinar de Alinhamento do Teste Piloto do Protocolo de Auditoria está disponível aqui.
O foco desse piloto foi testar o Protocolo de Auditoria para gerar informações consistentes para propor os ajustes e aprovar um protocolo unificado definitivo para todos os Estados, explica Lisandro. Depois de aprovado, o novo Protocolo de Auditoria será válido para todos os estados que compõem a Amazônia Legal.
O Varejo e a Cadeia de Valor da Carne Bovina na Amazônia
Este folder mostra como o setor varejista pode se engajar para rastrear e monitorar a origem da carne bovina e minimizar esses riscos.
Workshop capacita frigoríficos no Protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia
Evento em Manaus apresentou diretrizes e procedimentos para a verificação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne Legal
INFO BRIEF Nº 1 - PECUÁRIA BOVINA NA AMAZÔNIA: A ESTREITA LINHA ENTRE A LEGALIDADE E A ILEGALIDADE
O documento apresenta os problemas que ainda atingem a produção de carne bovina na Amazônia e a importância de iniciativas como o Boi na Linha para o monitoramento da atividade.