Concluído piloto do Protocolo de Auditoria
O Programa Boi na Linha encerrou em maio a aplicação do piloto do Protocolo Unificado de Auditoria aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF) no final de 2020. Cinco frigoríficos - JBS, Marfrig, Mercúrio, Minerva e Norte Boi - foram convidados e aceitaram colaborar com o exercício de aplicação.
“O protocolo de auditoria é um processo que a gente vem desenvolvendo desde o início de 2020. Discutimos com as partes interessadas para construir um documento que pudesse dar comparabilidade às informações coletadas. Com ele, auditores independentes tiveram instruções e parâmetros padronizados para checar a conformidade dos frigoríficos em relação ao cumprimento dos compromissos assumidos”, explica Lisandro Inakake de Souza, coordenador do Boi na Linha.

O relatório do Webinar de Alinhamento do Teste Piloto do Protocolo de Auditoria está disponível aqui.
O foco desse piloto foi testar o Protocolo de Auditoria para gerar informações consistentes para propor os ajustes e aprovar um protocolo unificado definitivo para todos os Estados, explica Lisandro. Depois de aprovado, o novo Protocolo de Auditoria será válido para todos os estados que compõem a Amazônia Legal.
Série Fornecedores de Gado Episódio 5: Fornecedores Indiretos: Como avançar na rastreabilidade da cadeia?
O vídeo aborda diretamente o programa de monitoramento de fornecedores e fornecedores indiretos da cadeia de pecuária e as questões relacionadas à transparência.
Entenda o Protocolo de Monitoramento
Saiba mais sobre o referencial para empresas que abatem e processam carne de gado produzida na Amazônia
Documento Técnico - Índice de Produtividade da Pecuária de Corte na Amazônia
Este documento é uma síntese do resultado da primeira etapa da parceria entre a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), visando a construção do Índice de Produtividade da propriedade de produção pecuária bovina de corte na Amazônia.