Concluído piloto do Protocolo de Auditoria
O Programa Boi na Linha encerrou em maio a aplicação do piloto do Protocolo Unificado de Auditoria aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF) no final de 2020. Cinco frigoríficos - JBS, Marfrig, Mercúrio, Minerva e Norte Boi - foram convidados e aceitaram colaborar com o exercício de aplicação.
“O protocolo de auditoria é um processo que a gente vem desenvolvendo desde o início de 2020. Discutimos com as partes interessadas para construir um documento que pudesse dar comparabilidade às informações coletadas. Com ele, auditores independentes tiveram instruções e parâmetros padronizados para checar a conformidade dos frigoríficos em relação ao cumprimento dos compromissos assumidos”, explica Lisandro Inakake de Souza, coordenador do Boi na Linha.
O relatório do Webinar de Alinhamento do Teste Piloto do Protocolo de Auditoria está disponível aqui.
O foco desse piloto foi testar o Protocolo de Auditoria para gerar informações consistentes para propor os ajustes e aprovar um protocolo unificado definitivo para todos os Estados, explica Lisandro. Depois de aprovado, o novo Protocolo de Auditoria será válido para todos os estados que compõem a Amazônia Legal.
Live Na Quinta do Boi promove engajamento de atores
Durante uma hora e meia, os participantes apresentaram desafios dos diferentes elos da cadeia da pecuária e suas contribuições em favor da rastreabilidade e da transparência.
Estudo calcula produtividade máxima por área para evitar lavagem de gado
Infobrief 3 do Boi na Linha apresenta resultado do estudo feito para calcular o índice de produtividade da pecuária de corte
Imaflora lança ferramenta para combater desmatamento na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia
Guia para a Elaboração da Política de Compras de Carne Bovina do Varejo faz parte do programa Boi na Linha e ajudará no monitoramento de compromissos socioambientais