Instituições estabelecem cooperação para assegurar legalidade e sustentabilidade da pecuária no Pará
O Ministério Público Federal e as organizações Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) assinaram termo de compromisso para criar comitê técnico de apoio à efetivação e ampliação dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecidos entre MPF, frigoríficos e outros integrantes da cadeia produtiva da pecuária no Pará. O objetivo é assegurar a legalidade e a sustentabilidade dessa atividade econômica no estado.
Entre outras providências, a Amigos da Terra e o Imaflora ficaram responsáveis por estruturar e manter instância de apoio para melhoria da eficiência e transparência dos processos relacionados à implementação dos TAC, organizando uma metodologia eficiente, transparente e equilibrada para a realização das auditorias anuais das empresas signatárias dos acordos, incluindo a organização de calendários para a execução das auditorias e o treinamento de auditores sobre o protocolo de auditoria.
O Imaflora e a Amigos da Terra – Amazônia Brasileira também se comprometeram a formar um comitê gestor para aconselhamento estratégico à unidade do MPF no Pará, com a participação de atores sociais da cadeia da pecuária interessados na efetiva implementação do TAC da Carne e sua ampliação, exercendo o papel de secretaria executiva do comitê.
Ao MPF, caberá a responsabilidade de fornecer as informações necessárias à execução das atividades de apoio científico, consultivo e instrutivo ao TAC da Carne e a outras demandas da Amigos da Terra e do Imaflora, além de participar, quando possível, de reuniões de alinhamento entre as partes para discutir e colaborar com a implementação das atividades previstas no acordo.
Mais participação
“Esse termo de compromisso vem preencher uma lacuna em termos de organização e apoio técnico às demandas do TAC da Pecuária no Pará, em benefício aos signatários e demais participantes diretos e indiretos, que passam a contar com mais canais de participação e mais agilidade no tratamento das demandas”, destaca o procurador da República Ricardo Negrini.
Para o gerente do Programa de Cadeias Agropecuárias da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Pedro Burnier, o acordo é importante porque possibilita uma força-tarefa para acelerar a implementação do TAC da Carne e dar voz aos atores da cadeia para que possam participar ativamente do processo.
“Nós acreditamos que a sociedade civil tem um importante papel nesse processo, e queremos contribuir com toda a nossa capacidade técnica e de articulação para o fortalecimento e a expansão desse instrumento tão fundamental para assegurar a sustentabilidade da cadeia da carne”, destaca.
A gerente de Cadeias Agropecuárias Responsáveis do Imaflora, Isabel Garcia-Drigo, ressalta que a cooperação com o MPF no Pará “é fundamental para acelerarmos a agenda de implementação do TAC da Carne e aprimorar o sistema o que beneficiará aos frigoríficos e produtores de todos os portes”.
O comitê técnico previsto no termo de cooperação será supervisionado pelo MPF e terá a participação de mais três representantes de universidades ou de organizações sem fins lucrativos, além do Imaflora e Amigos da Terra.
Leia o termo de compromisso na íntegra: https://www.beefontrack.org/public/media/arquivos/1636138486-2021-imaflora-termo_cooperacao_tecnica_mpf_adt_imaflora_tac_carne_pa_out.2021.pdf
O Globo: Varejo terá guia que alerta sobre procedência da carne bovina de origem amazônica
Matéria do O Globo anuncia o lançamento do "Guia para Elaboração da Política de Compras de Carne Bovina do Varejo", iniciativa do Programa Boi na Linha.
Protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia está disponível no site
Aprovado oficialmente pelo Ministério Público Federal (MPF), o documento coordenado pelo Imaflora estabelece os parâmetros e detalha as regras para analisar os fornecedores e as compras de gado.
Workshop de capacitação dos varejistas em São Paulo (SP)
Em 18 de novembro, o Programa Boi na Linha promove evento para capacitar no Guia de Elaboração da Política de Compras de Carne do Varejo. Saiba como se inscrever!