Newsletter

Quer receber todas as nossas novidades e informações?
Cadastre-se abaixo para receber nossa Newsletter

Workshop para varejistas em São Paulo reforça importância do monitoramento em todo país

19.11.2021

“Independentemente do local da sede do varejista, é fundamental a internalização da questão socioambiental na cadeia produtiva e nos custos da empresa”, afirmou Ricardo Negrini, procurador do Ministério Público Federal no Pará, durante o workshop de capacitação para a construção e aperfeiçoamento de uma Política de Compra de Carne Bovina. 

 

O evento organizado pelo Programa Boi na Linha, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), aconteceu nesta quinta-feira (8/11) no Hotel George V, em São Paulo (SP) e contou com a presença dos seguintes participantes: Renato Telles da Silva, da Frigol, Lucas Engelbrecht, da Ernest Young (YG), Marcio Milan, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Odo, do MPF, e Ricardo Negrini, do MPF/PA. Além disso, participaram remotamente os representantes Fabio Sento, da Cencosud, Vieira, da Savegnago, Evedson Felix Bandeira, do Grupo Zaragoza, e Ana Paula Valdione, do Instituto Centro da Vida (ICV).

 

Em sua fala, Negrini ainda ressaltou a importância da tarefa de monitoramento e controle por parte dos varejistas, levando em conta que as cadeias econômicas da pecuária estão fortemente interligadas e existem fornecedores da Amazônia provenientes de áreas com desmatamento ou com problemas socioambientais graves.

 

“Não é nada de absurdo o varejista se preocupar em fazer uma mínima verificação de quem são os fornecedores, quais os compromissos em relação ao MPF, quais compromissos seguem e se fazem auditoria”, afirmou o procurador. “Todas essas informações estão disponíveis na internet com muita facilidade, no site do Boi na Linha ou do MPF, e é fundamental que o varejo faça isso em qualquer lugar do Brasil, pois tem um impacto extremamente relevante nos ecossistemas que estamos tentando proteger”, acrescentou.